Café Beatnik

05 Itens

Posted in Artes Visuais, Cinema, Literatura, Música, Quadrinhos by cafebeatnik on outubro 1, 2011

Eu sei que ando escrevendo pouco por aqui. Até tive algumas idéias de compartilhar poesia americana, a qual muito me agrada, com algumas leituras minhas; possibilidades de criar reflexões maiores (e é claro que elas serão colocadas em sua língua original). Mas isso vem depois.

Para manter a mania de listas, nada mais justo do que retomar esse “gap” com mais um post com meus reconhecíveis padrões numéricos; grupos de obras que podem virar rotas para momentos específicos de minhas investigações.

****

05 Filmes: eu, ultimamente, tenho me interessado por filmes que trazem personagens vagantes, à deriva, perdidos em pensamentos, tentando achar uma faísca de vida.

01 – L’avventura, de Michelangelo Antonioni
02 – La Notte Brava, de Mario Bolognini
03 – Vaghe Stelle Dell’orsa, de Luchino Visconti
04 – Éte Violent, de Valério Zurlini
05 – Ascensor para o Cadafalso, de Louis Malle

05 Livros: a literatura americana e a latina me causam um grande fascínio. Sejam beatniks, líricos, imersos em fluxos de pensamentos ou em interlocução filosófica, a leitura de alguns desses livros me trazem experiências transformadoras.

01 – O Apanhador no Campo de Centeios, de Salinger
02 – On the Road, de Jack Kerouac
03 – Borges Oral, de Jorge Luis Borges
04 – Charles Baudelaire, um Lírico no Auge do Capitalismo, de Walter Benjamin
05 – O Jogo da Amarelinha, de Julio Cortázar

05 Obras de Arte: tenho buscado imagens que me levam à experiência do cinema ou da fotografia.

01 – A Bigger Splash, de David Hockney
02 – Nighthawks, de Edward Hopper
03 – S/ título, de Rodrigo Freitas (Grande Prêmio Arte Pará 2010)
04 – Light Red Over Black, de Mark Rothko
05 – Anywhere is my Land, de Antonio Dias

05 Álbuns: o mote aqui é a contemplação abstrata. Jazz sempre foi meu ponto chave, mas experiências industriais também possuem um destaque muito próximo.

01 – Kind of Blue, Miles Davis
02 – Vagamente, Wanda Sá
03 – The Fragile, Nine Inch Nails
04 – Pocket Symphony, Air
05 – A Love Supreme, John Coltrane

Deixe um comentário